AS MELHORES FERRAMENTAS

COM OS MELHORES DESCONTOS

WZAP: (11) 5525-9744

Logo da Elastobor
Buscar
X

Ainda não há nenhum item no seu carrinho, assim que você adicionar algum produto ele irá aparecer aqui! ;)

    valor total

    Finalizar compra Continuar comprando
    Buscar
    Mais Departamentos
    elastoborBannerHeader

    Produtos encontrados: 913 Resultado da Pesquisa por: 30 ms

    Itens por página:

    Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

    Produtos encontrados: 913 Resultado da Pesquisa por: 30 ms

    Itens por página:

    Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

    Filtros

    X

    EPI: Equipamento de Proteção Individual

    O EPI, ou Equipamento de Proteção Individual, é de uso obrigatório em diversas situações. Ele garante que o usuário tenha mais segurança e evite acidentes enquanto realiza as suas tarefas do dia a dia.

    O que é EPI?

    Qualquer produto que tenha como objetivo evitar algum risco e que seja comprovadamente eficiente é um Equipamento de Proteção Individual. Capacetes, luvas, aventais, óculos de proteção e muitos outros itens são EPIs, de acordo com a necessidade de cada pessoa ao desempenhar suas tarefas.

    Quais são as funções dos EPIs?

    A função principal do EPI é garantir a segurança de quem precisa realizar uma tarefa que possa trazer algum risco. Se o risco é de queda de algum material, por exemplo, os capacetes podem proteger a cabeça contra a força do impacto. Se o risco estiver envolvido com alguma substância química, luvas, aventais e óculos de proteção podem estar entre os EPIs mais indicados.

    Para descobrir qual é o EPI mais indicado para a sua necessidade, é importante consultar um técnico de segurança devidamente capacitado a avaliar quais são os riscos e como evitá-los. Quando utilizado de maneira correta, o EPI pode evitar sequelas nos acidentes de trabalho.

    Por que usar EPI é importante?

    Além de ser de uso obrigatório em certas situações, principalmente a fim de evitar acidentes trabalhistas, o EPI oferece mais segurança para a vida das pessoas. Porém é importante consultar um técnico de segurança para descobrir o modelo mais adequado para cada situação, a fim de garantir uma proteção ainda mais eficiente.

    Quais são os tipos de EPIs?

    Existem diversos tipos de EPIs; afinal, todo material que tenha eficiência comprovada pelos órgãos de qualidade na garantia da segurança individual pode ser considerado um EPI para aquela atividade que se propõe.

    Entre os tipos de EPIs, há EPI para altura, EPI para mãos, EPI visual, EPI respiratório, EPI uniformes, EPI para cabeça, EPI auditivo e EPI para pele.

    Quais são os principais EPIs?

    Os principais EPIs são o capacete de segurança, luvas descartáveis, máscaras respiratórias, óculos de proteção, calçado de segurança, protetor auditivo, entre outros. Eles são importantes para proteger diferentes partes do corpo, assim como a visão e a audição, de acordo com a necessidade de cada atividade.

    Onde os EPIs devem ser usados?

    Os EPIS devem ser utilizados em qualquer ambiente que traga algum tipo de risco para a integridade do trabalhador. Um técnico de segurança deve avaliar quais são os tipos de EPI próprios para cada atividade e ambiente.

    Caso a pessoa não utilize os EPIs adequados nos espaços recomendados, além de colocar sua própria segurança em risco, pode receber advertências trabalhistas e a empresa pode ser multada.

    Diferença entre EPI e EPC

    Os EPIs são os equipamentos de proteção individual, ou seja, são utilizados individualmente, a fim de proteger a integridade física dos colaboradores. Já o EPC é o equipamento de proteção coletiva, que deve ser instalado nos locais de trabalho para proteger todos os trabalhadores ao mesmo tempo.

    Exemplos de EPC são as placas de sinalização, cones, fitas que limitam espaço, grades de contenção, fitas antiderrapantes, entre outros.

    Aqui, na Elastobor, o shopping da manutenção, você encontra EPIs para fazer obras e reformas, evitando sequelas dos acidentes mais leves aos mais graves nessas situações.